yoga | comunidade materna | práticas e rodas | online e presencial

Sobre nós
apresentado para mim por meios daquelas práticas. Até que, em 2013, comecei a praticar no Gandiva, em Curitiba, e tive contato com os primeiros ensinamentos do yoga a partir de um conhecimento preservado por uma linhagem - a tradição de Krishnamacharya e TKV Desikachar. No ano seguinte me tornei aluna individual da professora Inês Lombardi e ali encontrei um fonte segura e profunda do conhecimento de Yoga, dando início ao meu caminho de estudos formais. Em 2014 fiz o curso introdutório da Psicologia do Yoga que me levou ao curso de formação em 2016 com a professora Maria Nazaré Cavalcanti e o professor Jorge Knak (professores da minha professora). Em 2018 iniciei meu trabalho como professora de Yoga nesta tradição, com atendimentos individuais.
Desde 2020 estive dedicando mais de mim às experiências da maternidade - gestações, partos, puerpérios, criar dois seres humaninhos do zero, apesar de nunca ter deixado de lado os estudos e os atendimentos. O tempo com as minhas filhas, com a minha família, é precioso - minha maior escola. Depois de quatro anos, durante os quais também vivi a experiência da pandemia, me senti pronta para voos mais longos e horizontes mais distantes, retomando os atendimentos individuais presenciais no Um Yoga para Cada Um, ao lado de professores e professoras da mesma tradição. Este movimento de estar novamente no mundo real, presencial, me trouxe energia para dar início ao Yoga para Mulheres ao lado da Nitiananda Fuganti - minha doula, amiga e uma mulher inspiradora. Através deste trabalho, desejo levar o conhecimento do Yoga para mulheres que buscam! Que buscam um caminhar mais leve, que buscam se sentir mais inteiras, que buscam pertencer a si mesmas em suas jornadas.
O Yoga está na minha vida desde a minha adolescência, quando conheci as práticas de āsana-s em grupos. Ali foi plantada a semente Yoga, apesar de não ter clareza sobre isso na época. Reconhecia apenas um desejo de conhecer mais profundamente o Yoga. Percorri alguns caminhos, passando por um período de maior dedicação às praticas em 2012/2013 com a professora Danielle Hoogenboom, no Canadá e na Jamaica. Esta imersão me mostrou que, se eu realmente desejava trilhar este caminho, era preciso ir além do que eu conhecia. Eu queria entender o que é que estruturava o que era
Camila Oyamada

Muito prazer! Me chamo Nitiananda, sou mãe de 4 crianças e desde 2011 atuo como Doula e Professora de Yoga. Foi em minha primeira gestação que o Yoga começou a transformar minha vida. Primeiro através da prática direcionada às gestantes e da formação de uma rede de mães e, depois, através do acompanhamento individual e dos estudos sobre a filosofia do Yoga (com meu professor Ricardo Prates, da tradição de Krishnamacharya e TKV Desikachar).
Nitiananda F. Fuganti

Minha formação em Yoga foi em 2015 e no mesmo ano eu abri a primeira turma de Yoga para Gestantes cujo foco era a prática de posturas e respiração consciente somada à educação pré-natal. Logo em seguida formei o grupo de Yoga pós-parto. Em 2017 fiz uma pausa para dar à luz ao meu filho caçula e, pouco depois de retomar as aulas, vivenciamos a pandemia. Foi nesse período que, com muito custo, aprendi a dar aula online, mas somente individual. Em 2022 atravessei um bournout e, dentre outras estratégias terapêuticas, o Yoga me amparou e ganhou novo significado em minha vida. Em 2024, retomei as aulas presenciais e em grupo no CEPY, escola onde me formei, e atendi mulheres gestantes durante um ano. Em meados de 2024, eu e minha grande amiga, Camila Oyamada, depois de longas e profundas conversas, decidimos unir nossos saberes e intenções para dar início ao trabalho do Yoga para Mulheres.
São muitos anos e a cada experiência que tenho, como mãe, como doula e como professora, amplio meu repertório de cuidado e acolhimento, pois sinto que é neste lugar que eu realmente posso fazer a diferença. Ouvir com o coração, oferecer colo, apontar caminhos para que a travessia seja mais doce e leve. É aqui que quero estar. Ao lado das mulheres, caminhando junto delas na jornada do maternar.

foto: Luana Teske
Endereço
A Pequena Aldeia
Rua João Antunes Branco, 580
Cachoeira - Curitiba/PR